domingo, 5 de junho de 2011

Brasil das Oportunidades



Nada me deixa tão entusiasmado do que ver o indice Ibovespa disparar enquanto as bolsas ao redor do mundo caem. Porém ultimamente a crise da Grécia, juntamente com a situação econômica dos EUA aliados com a própria expectativa da política econômica para contornar a inflação fizeram da bolsa de valores brasileira um terreno difícil para investir. Muitos investidores deslocaram capital para fundos de renda fixa, os estrangeiros tiraram boa parte de seus investimentos fazendo com que as ações de blueships como Petrobras e Vale despencassem se comparadas à períodos anteriores. Onde está o otimismo para com os emergentes?
As opiniões dos analistas divergem em diversos pontos quando se fala nas projeções a curto prazo, mas não podemos negar que a longo prazo a situação é muito favorável. A Petrobrás cogita em elevar a sua produção a proporcões exponenciais, a Vale mantem seus ativos estáveis apesar das últimas noticias pessimistas no mercado financeiro. O que eu acredito é que se existe uma hora de investir, essa hora é quando todos estão pessimistas em relação a um futuro desconhecido, porém é nessa hora que a expectativa embasada em uma análise estruturada transforma o risco em um mecanismo de alavancagem das aplicações realizadas.
 Em suma, investir na crise foi e ainda é a receita para o sucesso financeiro, desde que o investidor saiba como aplicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário