sábado, 1 de janeiro de 2011

Move, move, move...

Muitas vezes não atribuimos um sentido às nossas ações. Ação por si só é apenas prática, porém quando a mesma cai no campo da reflexão, de forma que ao mesmo tempo que se faz, se pensa, avançamos para o nível da praxis. Que tal praticarmos a praxis e largarmos aquela velha forma de fazer uma coisa de cada vez. Algumas perguntas devem ser feitas, tais como: estou satisfeito com a forma que tenho vivido, com meu desempenho na escola, ou onde pretendo estar daqui há cinco anos e o que tenho feito para alcançar meus objetivos. De fato alguns esperam que milagrosamente sua vida mude com alguma sorte em um jogo de azar, outros não esperam mudar, dizem que estão bem e culpam o ambiente em que vivem como fator de estagnação de suas vidas.
O que diriam Skinner, Freud e diversos outros estudiosos do comportamento? O interessante, é que já disseram e dentre as frases "o ambiente condiciona a atitude dos individuos" (Behaviorismo) e "Aquilo que os indivíduos sofrem na sua infância condicionam seu comportamento por toda a vida" (Psicanálise), prefiro considerar as duas e processar dialeticamente um novo produto. Acredito que os seres são influenciados pelo contexto e pelos fatos que ocorrem na sua infância e que estes são interiorizados, porém existem pessoas que conseguem superar as frustrações, compensá-las e explorar o máximo a sua capacidade de transpor barreiras, de ir além das condições ambientais, e desta forma adquirir novas capacidades. Recentemente descobrimos que as células do sistema nervoso  sao capazes de substituir as funções daquelas que morreram, o que mais não iremos descobrir? Espero que a humanidade perceba logo o quanto é ignorante.

2 comentários:

  1. "Acredito que os seres são influenciados pelo contexto e pelos fatos que ocorrem na sua infância e que estes são interiorizados, porém existem pessoas que conseguem superar as frustrações, compensá-las e explorar o máximo a sua capacidade de transpor barreiras, de ir além das condições ambientais, e desta forma adquirir novas capacidades". Gostei do seu texto, principalmente quando cita Freud, em relação o que o indivíduo sofre durante a infância, na verdade é na infância que se forma a personalidade e se o sujeito sofre qualquer tipo de trauma durante essa fase isso vai influenciar e gerar conseqüências na sua vida adulta, creio que você quis explicar isso, porém,nem todos, como você mesmo disse "algumas pessoas" superam tais frustrações, ou seja, são pessoas que possuem uma estrutura digamos "frágil" a determinados acontecimentos ou situações da realidade. O que devemos nos perguntar é... estrutura frágil ou unica forma "criada" pelo indivíduo para burlar e aguentar a realidade e viver a seu modo?! Bem vindo à Psicologia!

    ResponderExcluir
  2. Como dizia nosso caríssimo Max Weber, o nosso organismo permanece em equilíbrio até que um estímulo o rompa e crie uma tensão, que por sua vez conduz a uma necessidade, essa necessidade leva a uma ação para alcançar uma satisfação, se neste caminho ele encontra uma barreira para alcança-la, ocorre uma frustração, porém esta frustração pode ser compensada, em um processo que foi denominado de compensação. Os indivíduos tendem a compensar as frustrações com outros se aportando de outros objetivos, desta forma acredito que toda a estrutura humana é frágil a algo e a compensação irá ocorrer em várias fases da vida do sujeito! Obrigado pela contribuição!

    ResponderExcluir